2023/09/14

AGOSTO VERDE-CLARO: Saúde de Lagoa realiza campanha de combate à Leishmaniose em cães

AGOSTO VERDE-CLARO:
Saúde de Lagoa realiza campanha de combate à Leishmaniose em cães

AGOSTO VERDE-CLARO:
Saúde de Lagoa realiza campanha de combate à Leishmaniose em cães

* Foram realizadas coletas para testes de sangue que visam detectar possíveis casos da doença, conhecida também por Calazar. A campanha foi realizada por meio da Vigilância Epidemiológica

O Agosto Verde-claro é dedicado à conscientização e prevenção da leishmaniose, mais conhecida como calazar, doença infecciosa causada por um protozoário do gênero Leishmania. A enfermidade é considerada uma zoonose, uma vez que os cães são os principais reservatórios da condição, o que é prejudicial para os humanos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa do Tocantins, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou uma ação nesta sexta-feira, 25, em combate à doença. Durante todo o dia a equipe esteve na Academia da Saúde para a coleta de sangue e realização do teste nos animais.

De acordo com o coordenador, Edilson Bastos, a iniciativa teve resultados positivos. “Foram realizados testes rápidos e coletas de sangue de cães com a finalidade de reduzir o número de casos em animais e manter o número de casos humanos zerado em nosso município”, frisou.

A veterinária Kelly Moreira explicou que a transmissão ocorre pela picada de um mosquito. “A doença se trata de uma zoonose transmitida através da picada do mosquito fêmea conhecido como Mosquito Palha, pode acometer animais e humanos tendo o cão como principal reservatório”, disse.

A iniciativa foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Saulo Campos, que elogiou a atuação da equipe e o esforço dos profissionais em manter a qualidade de vida dos animais.