2021/04/27

Campanha Abril Azul valoriza pessoas com deficiência em Lagoa do TO

abril azul

Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura está levando carinho e afeto às pessoas especiais em Lagoa do Tocantins, com a entrega de um lindo kit de higiene pessoal a cada uma. Emoção e superação tomam conta de cada visita realizada.

A jovem Vitória Nunes, de 15 anos, não conteve a emoção e expressou a mais sincera alegria e gratidão ao receber a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Lagoa do Tocantins. A mãe, dona Valdete Nunes da Glória, fala da filha também com emoção. “Eu fico muito feliz, a Vitória é muito brincalhona, ela é muito legal, conversa com todo mundo, brinca com as pessoas, e ela é muito feliz aqui com a gente”. A conversa prazerosa foi ao lado de toda a família, que recebeu o carinho da equipe e um lindo kit de higiene pessoal.

As visitas estão acontecendo em alusão ao “Abril Azul”, que é uma campanha de conscientização e valorização das pessoas com deficiência. Em Lagoa do Tocantins, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, está levando alento, conforto e muito afeto por meio das visitas realizadas.

A primeira dama do Município, Elenilsa Cirqueira, acompanha as visitas e enfatiza a importância da campanha para os moradores. “Temos a alegria de ter tantas pessoas especiais em nossa Cidade, pessoas que são verdadeiramente queridas e merecem o nosso apoio, carinho e valorização. Essas famílias são fortes, batalhadoras, e queremos demonstrar todo esse afeto por meio dessa campanha” ressalta.

A cada visita, a equipe encontra exemplos de superação, persistência e sentimentos de paz e gratidão, já que tantas pessoas, em meio às adversidades e dificuldades da vida, conseguem ser felizes, se amar e ser amado. São exemplos de fé, otimismo e muita alegria, que contagia a todos.

Abril Azul

A Secretaria de Assistência Social está buscando levar de maneira prazerosa informações às pessoas portadoras de deficiência e a toda a população. “Nosso enfoque maior é com aqueles que são portadores de deficiência física, mas a campanha abrange outras deficiências também, e nossa equipe pensou em algo que proporcione um momento prazeroso. Assim, nós queremos levar informações, trabalhar de fato essa inclusão, conscientização com relação ao tratamento dessas pessoas. Porque a gente sabe que existe todo um trabalho que a educação já faz, a saúde já faz e a assistência social está chegando para poder estar trabalhando de forma intersetorial, fazendo mais por essas famílias”, explica a secretária Seilane Vieira.

Durante as visitas, a equipe uniformizada realiza a entrega de lindos kits de higiene pessoal, que contém camiseta, toalhinha de higiene, álcool gel, máscara e sabonete. Cerca de 100 famílias da zona urbana e rural serão atendidas, entre portadores de deficiência física e de ordem cognitiva, conforme os agentes de saúde das regiões.

As visitas estão ocorrendo com todos os cuidados sanitários para manter o distanciamento social, com uso de máscara, avental, touca de proteção e álcool em gel. Durante a campanha a população também recebe folders, panfletos e cartazes em relação ao tratamento dos moradores com deficiência.

Em Lagoa do Tocantins é a primeira vez que o movimento acontece, como ressalta a secretária Seilane. “É a primeira vez que a Gestão Municipal realiza esta ação, e está sendo muito satisfatório para a equipe, e atender a esse público para a equipe da Secretaria de Assistência Social é muito gratificante”, conclui.