LAGOA DO TO: Ação conscientiza crianças e jovens sobre perigo do consumo de álcool e drogas
LAGOA DO TO:
Ação conscientiza crianças e jovens sobre perigo do consumo de álcool e drogas
* A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, uniu forças com o Conselho Tutelar para alertar a comunidade sobre os riscos da dependência química na infância e adolescência, além das dificuldades ocasionadas pela falta de planejamento familiar
A noite desta quinta-feira, 29, foi especial e contou com troca de experiências em Lagoa do Tocantins, com a realização da ação Diga Não às Drogas, Diga Sim à Vida! O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar, com o objetivo de alertar a comunidade, especialmente crianças e adolescentes, sobre o perigo do uso de drogas e álcool, além da prevenção à gravidez precoce.
A ação foi realizada na Quadra de Esportes Gleydson de Castro Fernandes, que teve arquibancadas cheias pelo público composto de alunos das escolas do município, além de pais, educadores e comunidade em geral. Durante o evento, a secretária municipal de Assistência Social, Elenilsa Cirqueira, falou aos participantes sobre a importância da ação.
“É muito interessante quando as pessoas se colocam em união para o bem da comunidade, e esse é nosso papel, além de trazer soluções, também prevenir o problema, como é o caso das drogas, bebidas e gravidez, são coisas que vão marcar para sempre a vida das crianças, são seres que não possuem ainda uma visão concreta da vida e das consequências dessas situações. Por isso, devemos alertar”, comentou Elenilsa.
A abertura foi conduzida pela conselheira tutelar Marilza Silva, juntamente com a assistente social Lídia Fernandes, que deu as boas-vindas e convidou as autoridades presentes, como os secretários municipais, vereadores e equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar. O momento contou com uma reflexão e oração do pastor Joelson, da Igreja de Deus no Brasil.
A presidente do Conselho Tutelar, Sueny Ferreira, enfatizou que a idealização no projeto surgiu com a detecção do aumento de casos de alcoolismo e uso de drogas no município. “Estamos tendo vários casos de crianças e adolescentes se envolvendo com drogas, principalmente com as bebidas, inclusive a partir dos 12 anos. O nosso objetivo é diminuir esses casos, principalmente com ações nas escolas, pois as crianças não podem normalizar o uso do álcool nesta idade, é algo que tira a vida, as descobertas desta fase”, comentou a presidente, que enfocou ainda que o Conselho Tutelar busca conscientizar a sociedade sobre as atribuições da equipe.
A vereadora Manuela Batista disse que a Câmara Municipal está aberta a compor parcerias para abordar o tema. “Quero parabenizar o Conselho e Assistência Social por estar fazendo este trabalho na nossa comunidade, que precisa muito”, frisou. O coordenador da Unidade Básica de Saúde, Feliciano Sousa, representou o secretário municipal de Saúde, Saulo Campos, e enfocou que as drogas e o alcoolismo são problemas de saúde pública que precisam de prevenção.
O Grupo de Dança das crianças pertencentes ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) apresentou uma coreografia ao público. A professora da Escola Estadual Salmon do Amaral Brito, Terezinha Ribeiro, realizou a leitura de um poema. Também falaram ao público o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Raimundo Nonato, e a diretora da Escola Estadual, Cleidiane Pinto.
Palestras
O tema Gravidez na adolescência foi tratado pela assistente social atuante em Novo Acordo, Nataly Campelo, que reforçou aos participantes que a gravidez é um ato de amor e uma das fases mais importantes para a mulher, mas que necessita ocorrer no momento certo, com a maturação adequada, para o bem dos pais e do bebê. A palestrante falou também sobre os métodos para prevenir a gravidez.
Já o tema relativo ao uso de drogas e álcool foi abordado pelo presidente do CMDCA de Novo Acordo, Miguel Perez. O palestrante fez um momento interativo com dinâmicas e com linguagem acessível aos jovens.
O evento foi encerrado com a participação do ex-usuário, Washington da Silva, que em depoimento, emocionou os presentes, reforçando que a dependência química pode ser controlada, mas a prevenção é o melhor remédio.
Ao final houve sorteio de brindes aos participantes do evento.