2021/05/25

LAGOA DO TO: Base do Destacamento da PM é reativada por meio de parceria da Prefeitura Municipal

O Município de Lagoa do Tocantins voltou a contar com a Base da Policia Militar na Cidade, que foi reativada através de parceria da Prefeitura, que disponibilizou a infraestrutura necessária para o trabalho realizado pelo Destacamento.

A população do Município de Lagoa do Tocantins passou a se sentir mais segura desde os últimos dois meses, já que os policiais do Destacamento local da Polícia Militar voltaram a realizar rondas ostensivas diariamente na Cidade. Isso foi possível graças à reativação da Base da PM no próprio Município.

A nova base do comando Militar de Lagoa do Tocantins foi reativada há cerca de dois meses, graças ao esforço conjunto da Prefeitura Municipal por meio do prefeito Leandro Soares, e da Polícia Militar, através do Capitão Luz (Antônio Luiz).

Antes disso, a insegurança estava tomando conta da população que presenciava por diversas vezes atentados contra cidadãos de bens como brigas, roubos, furtos, dentre outros. Até mesmo andar pelas ruas da Cidade ou manter os comércios abertos se tornou um desafio. Apesar do esforço da Polícia Militar em atender a todos, os chamados demoravam a chegar nas situações de emergência, já que os policiais tinham de sair de outros municípios para atender os moradores de Lagoa, o que facilitava para que bandidos realizassem diversos tipos de crimes.

Assim, logo após assumir a gestão, o prefeito Leandro Soares se deparou com um Município sem a presença do Destacamento da Policia Militar, e passou a tomar medidas para que os policiais voltassem a atender 24 horas por dia. A busca ocorreu em parceria com o capitão Luz (Antônio Luiz) com o objetivo de realizar a reativação da Base Militar no Município, junto ao comando do 6º Batalhão em Palmas.

O prefeito Leandro destacou a importância da Polícia Militar na cidade, afirmando que é de suma importância a presença da Polícia Militar no Município e que este é o primeiro benefício à população pago com recursos exclusivos do Município. “A reativação da Base Militar é muito importante para a cidade que, agora, volta a contar com os serviços da Polícia para atendimento das demandas de segurança da comunidade. A gente agradece muito o empenho do Capitão Luz, que não mediu esforços para nos ajudar a conseguir essa reativação da Base no Município. Ele é conhecedor da nossa necessidade”, comemora o gestor.

Leandro fala ainda da pareceria necessária para a efetivação dos trabalhos dos militares e da segurança para os moradores. “Passamos por muitas dificuldades após a retirada da base aqui em Lagoa. Para nós é uma conquista muito grande, porque a nossa segurança é necessária todos os dias. Os comerciantes estavam inseguros, com medo de serem roubados. Para o povo de Lagoa a permanência da Policia Militar é de suma importância”, reforça o prefeito.

Parceria

Para a reativação, a Prefeitura disponibilizou um prédio próprio do Município, já que o local em que funcionava a base anterior está bastante degradado. O novo espaço militar conta com a infraestrutura básica e adequada para a instalação dos profissionais de segurança, com sala, alojamento com quartos, internet e cozinha.

Com as novas instalações cedidas pela Prefeitura, o Município voltou a contar com os trabalhos de seis militares, que tem como comandante o Sargento Dasilva, que enfatizou que a responsabilidade é grande, mas que toda a equipe tem como foco a segurança dos moradores. “Fico feliz em ter recebido essa incumbência do comando do 6º Batalhão, uma vez que tenho um carinho especial por esta cidade que escolhi para residir há alguns anos. Vamos dar o nosso melhor em prol da população” destacou o comandante.

Nova Base

A nova Base do Destacamento fica em local acessível e estratégico, no centro da Cidade, próximo à Unidade Básica de Saúde. Além dos benefícios já disponibilizados pela Prefeitura, a Gestão Municipal fará ainda a entrega de equipamentos de informática para a Base.

Conforme o comandante Dasilva, a parceria com a Gestão Municipal foi de fundamental importância para a concretização da reativação do destacamento. “A Polícia Militar tem o compromisso de levar ordem e segurança pública a todos. Depois que a Base foi reativada as demandas diminuíram mais de 70% aqui em Lagoa. Estamos à disposição, visando ao atendimento das demandas da comunidade local”, ressaltou.

De acordo com a PM, após a reabertura da base um traficante armado já foi preso em Lagoa, além da redução de roubos de motos e brigas, o que proporciona aos moradores maior tranquilidade nas atividades diárias.

Além das rondas pela Cidade, a Base possui telefone para os chamados, que funciona 24 horas. Em caso de emergências o número é: (63) 992031959