2022/04/26

LAGOA DO TO: Idosos são atendidos em ação de Estratégia de Saúde da Família

LAGOA DO TO:
Idosos são atendidos em ação de Estratégia de Saúde da Família

* A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa do Tocantins preparou uma ação de atendimentos especialmente para os idosos do município, com serviços médicos, atualização vacinal, exercícios físicos e orientações

Palestra educativa, exercícios com alongamentos, consultas médicas com atualização de receitas e aplicação de vacinas foram alguns dos atendimentos realizados na manhã desta quarta-feira, 20, aos idosos do município de Lagoa do Tocantins. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Estratégia de Saúde da Família, preparou um momento voltado especialmente ao grupo de idosos da cidade.

Logo cedo, os integrantes se reuniram no Balneário Brejo Grande, local escolhido para a ação que teve o intuito de promover um estilo de vida mais saudável para a prevenção de doenças na terceira idade. Estiveram na ação profissionais como enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, médico, dentre outros.

A odontóloga Myzia Rocha, falou da importância da saúde bucal do idoso, que segundo ela, é um assunto muitas vezes negligenciado pelas pessoas, que não percebem como a qualidade de vida é afetada pela falta de atenção à boca e aos dentes, como dificuldades de mastigação e fala.

“Como todo processo de envelhecimento, é natural que o corpo manifeste, com mais frequência, alguns problemas como diminuição de saliva (xerostomia), periodontite, doença cárie e gengivite. Além disso, muita gente acredita que perder os dentes na terceira idade faz parte desse processo. Mas não é bem assim, já que, com os devidos cuidados, é possível exibir um sorriso lindo para a vida toda”, explicou a profissional.

Os idosos realizaram os exercícios físicos orientados pela educadora física Daniela Folha, testes glicêmicos e aferição de pressão arterial e, também, tiveram a oportunidade de atualizar o cartão de vacina, além das receitas de medicamentos com as consultas médicas. Ao final um lanche saudável foi servido a todos.