2023/01/23

LAGOA DO TO: Saúde Municipal aborda temática do Janeiro Branco em 1º encontro de gestantes do ano

A cada dois meses as gestantes que realizam o pré-natal com a rede de atenção municipal participam do encontro. Na primeira reunião do ano, as grávidas tiveram orientações sobre saúde mental na gestação e receberam kits para o nascimento dos bebês

O Grupo de Gestantes acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa do Tocantins teve o primeiro encontro do ano nesta quinta-feira, 19. Neste mês, a campanha abordada foi o Janeiro Branco, que tem como foco a saúde mental, levando a temática às gestantes. As grávidas que darão à luz em janeiro e ou no início de fevereiro também receberam kits-bebês para os recém-nascidos.

A roda de conversa sobre o Janeiro Branco foi ministrada pela psicóloga Jéssika Calai, que falou sobre as alterações e fatores emocionais e mentais que podem afetar a gestante no processo, desde a concepção até o pós-parto. A psicóloga ressaltou a importância de a mulher conhecer os sinais de alerta e quando realmente há um tipo de sofrimento que precisa ser compartilhado com os familiares, amigos ou companheiro, para que tenha autonomia e segurança no processo de gestação.

O fisioterapeuta Jenivaldo Araújo falou às mulheres sobre a prática de exercícios durante a gravidez e orientou as mamães sobre alongamentos adequados para a gravidez. Houve ainda a participação da nutricionista Jovina Mirelle, que enfocou a alimentação saudável durante a gestação.

Grupo de gestantes

Em Lagoa, as grávidas que compõem o grupo se encontram bimestralmente, com o objetivo de abordar temas importantes e trocar experiências em um dos períodos mais importantes para a mulher. O coordenador de Atenção Básica, enfermeiro Feliciano Souza, ressaltou que o momento é proveitoso para que as integrantes tirem dúvidas.

“As mulheres participam, tiram suas dúvidas, e esse suporte da rede tem trazido a elas uma segurança, sanando questionamentos que podem ser de todas, já que a dúvida de uma pode ser a das demais. Trabalhamos com o Previne Brasil e a gravidez é um dos indicadores, então temos que iniciar esse pré-natal em até 12 semanas de gravidez, por isso a captação precoce é algo muito importante”, disse.

Feliciano destacou ainda a importância de a mulher perceber os sinais da gravidez para iniciar o acompanhamento do bebê. “A equipe da estratégia da saúde da família, com enfermeiro técnico, médico, agente de saúde, tenta buscar essa interação com a comunidade por que, quanto mais cedo iniciar esse acompanhamento, melhor é para a gestante, o bebê, e para nós como profissionais, para evitar futuras complicações. Então, sempre que a mulher tiver atraso menstrual, procure a UBS, para que possa solicitar o exame e, se diagnosticada a gravidez, já iniciar esse acompanhamento o mais breve possível”, concluiu.