2023/04/28

LAGOA DO TO: Secretarias de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente realizam mutirão de limpeza

LAGOA DO TO:

LAGOA DO TO:

* Além de buscar prevenir a dengue por meio da coleta do lixo, o município realiza a Semana do Meio Ambiente com a distribuição de mudas silvestres aos moradores

Preservar o meio ambiente, deixar a cidade mais limpa e bonita, e prevenir a saúde dos moradores é o objetivo da Prefeitura de Lagoa do Tocantins, que realizou na manhã desta quinta-feira, 20, um mutirão de limpeza na zona urbana. A ação conjunta das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente contou com os servidores das pastas que se reuniram na Unidade Básica de Saúde Esperidião Rezende da Glória.

Os participantes foram orientados pelas secretarias envolvidas antes de serem divididos em equipes e seguirem aos setores. Os servidores passaram pelas vias com sacos de lixo realizando a limpeza e retirada de resíduos. Além dos colaboradores também fizeram parte da ação a equipe de limpeza da cidade, equipes da Assistência e Saúde, além dos agentes comunitários de endemias e Vigilância Sanitária, que tem como coordenador, Edilson Bastos.

Também foi realizada a coleta seletiva e retirara de entulhos e galhadas. O objetivo da Saúde Municipal foi descartar focos do mosquito Aedes Aegypti, como reforçou o secretário da pasta, Saulo Campos. “Realizamos esta ação semestralmente no nosso cronograma, sendo uma atividade voltada para a política de conscientização sobre o mosquito Aedes Aegypti, a limpeza dos terrenos e de toda a nossa cidade”, disse.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Benilton Tavares, ressaltou que ação faz parte da Semana do Meio Ambiente, que conta com outras atividades. “Fizemos a coleta geral do lixo da cidade, atendendo todos os moradores da cidade, ruas e avenidas, e após vai ter a distribuição de 800 mudas silvestres em uma campanha que vai ter a durabilidade cinco dias”, reforçou.

Coleta de lixo
O secretário Benilton também destaca que a comunidade precisa se conscientizar quanto ao cronograma de coleta de lixo: nas segundas, quartas e quintas-feiras, das 13h às 18h. O lixo devidamente ensacado deve ser colocado nas lixeiras somente nos dias de coleta, para evitar proliferação dos focos do mosquito e que animais causem transtornos. Já o recolhimento de galhos e árvores ocorre na primeira semana do mês.