2022/03/31

Lagoa do Tocantins realiza etapa municipal da Conferência Nacional de Educação

* Os educadores de Lagoa do Tocantins se reuniram com uma equipe pedagógica, para estudos e definir a construção de princípios e diretrizes que irão orientar o sistema de ensino em suas diferentes dimensões

O município de Lagoa do Tocantins recebeu nesta quarta-feira, 30, a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae/2022). O evento aconteceu na Escola Municipal Delci Ribeiro Barros, e contou com a participação de toda a equipe educacional do município, com o objetivo de proporcionar um espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais e educacionais, que apontarão novas perspectivas para a organização da Educação nos âmbitos municipal e nacional.

Os participantes foram recepcionados com um café da manhã, seguido da abertura com a composição da mesa, uma oração conduzida pelo pastor Joelson, e apresentação cultural do músico Renan Medeiros.

O prefeito Leandro Soares destacou em sua fala a dedicação dos educadores em prol do desenvolvimento da Educação municipal. “Estou muito feliz ao participar desta conferência Nacional de Educação, um evento de grande importância. Todos da classe da Educação merecem a nossa valorização, em especial os professores. Tivemos dois anos difíceis, em que só não paralisamos as atividades devido à dedicação de cada um de vocês. Hoje já voltamos à normalidade e isso é motivo para comemorar. É muito gratificante para mim estar aqui, poder debater um pouco da política pública da Educação. Sabemos das dificuldades, mas quando nos unimos para um debate, adquirimos mais conhecimento. Quero deixar o meu acolhimento e agradecimento a todos da Educação”, disse.

O secretário municipal de Educação, João Andrade Neto, também deu as boas-vindas aos participantes ressaltando o trabalho de cada um. “Lagoa do Tocantins precisa desse momento, em que se realiza o evento mais importante, significativo e relevante do sistema educacional brasileiro, já que acontece desde os municípios até chegar a União. Quero agradecer ao prefeito Leandro, aos representantes do Legislativo aqui presentes, a toda a equipe que veio nos fornecer este debate, e a todos os educadores e profissionais da Educação do nosso município pelo empenho, dedicação e compreensão, principalmente nas tomadas de decisões importantes que definem o futuro pelo qual lutamos diariamente. A Educação tem progredido dentro das possibilidades porque há harmonia, socialização, entendimento e compreensão”, ressaltou.

Conferência
A Conferência foi conduzida pelos técnicos Augusto Carlos e Irene Martins, e contou com a leitura do Regimento Interno, seguida da palestra realizada pela professora Maria de Lourdes Leoncio (Malu), em que foi abordado o tema central do evento, que foi Inclusão, Equidade e Qualidade: um Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira. “As conferências municipais são espaços democráticos de debates entre a sociedade civil organizada e os profissionais da Educação, e objetiva a discussão de propostas de organização municipal em torno da Educação, metas, objetivos”, explicou a palestrante.

Em seguida, os debates giraram em torno de três eixos principais que foram O PNE 2024-2034: avaliação das diretrizes e metas, conduzido pela coordenadora Maria de Lourdes Leoncio Macedo; Uma Escola para o Futuro: Tecnologia e Conectividade a Serviço da Educação; que teve como responsável a coordenadora Jandira Aquino; e Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo de construção e respectivos subeixos, mediado pelo coordenador Marizan Di Carvalho.

Ao final foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual de Educação: os titulares Augusto Carlos Corado e Artenisia Carvalho, e os suplentes Lucielton Campos e Luis Pereira.

O evento teve ainda a participação dos representantes do Legislativo Municipal, vereadores José Profírio e Carlim Publicidade, diretores das escolas municipais e estaduais, além de representantes de classes, conselhos e movimentos sociais.