2021/10/22

OUTUBRO ROSA: Prevenção à saúde da mulher é tema de ação em Lagoa do TO

* Em outubro, a equipe de Saúde de Lagoa do Tocantins intensifica as ações e promove campanha de conscientização, prevenção e tratamento do câncer de mama.

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa do Tocantins realizou, nos dias 20 e 21, atividades voltadas à prevenção da Saúde da mulher. As ações ocorreram nas unidades básicas de saúde Sabino Pereira Soares, que atende a zona rural, e Esperidião Rezende da Glória, que atende a zona urbana.
Os eventos contaram com palestras ministradas pela médica Drª Maiara Soares, que esclareceu dúvidas dos usuários quanto à importância da realização do autoexame, além de palestras com outros profissionais da saúde.
Toda a programação faz parte das ações realizadas pelo município para a campanha Outubro Rosa, que tem como foco a conscientização, alertando as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
O mês de outubro já é conhecido mundialmente como o mês marcado por ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo da campanha é conscientizar as mulheres sobre a doenças e contribuir para a redução da mortalidade.
Segundo o secretário de Saúde, Saulo Campos, durante as palestras os profissionais da área de saúde procuraram esclarecer dúvidas e orientar sobre o autoexame e a importância do diagnóstico e tratamento precoce.
Saulo ressalta que as ações da campanha Outubro Rosa são direcionadas às mulheres. “O nosso objetivo é atingirmos o maior número possível do público feminino. E acredito que nossa expectativa foi alcançada, fizemos muitas ações preventivas, atingimos nossos indicadores voltados à conscientização do cuidado com a saúde da mulher”, ressaltou.
 A primeira-dama Elenilsa Castro participou dos encontros e destacou a importância da iniciativa. “A campanha Outubro Rosa é uma das mais significativas para a Saúde da mulher e precisamos sempre ressaltar a importância do combate ao câncer de mama e do colo do útero. É fundamental que, para um diagnóstico precoce, toda mulher realize os exames ao menos uma vez ao ano. É uma causa que abraço com muito carinho e agradeço imensamente a nossa equipe da Saúde pela atenção com as mulheres de nosso Município. Quero parabenizar todo trabalho que vem sendo feito pela equipe Saúde, em nome do nosso secretário Saulo Campos”, destacou.
Ao final dos encontros ouve entrega de brindes às participantes.
Sintomas
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença, como envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.