2023/01/03

Prefeitura de Lagoa do TO realiza distribuição de mudas nativas

* As doações aos moradores estão acontecendo durante ações alusivas à Semana do Meio Ambiente, que ocorrem até a próxima sexta-feira, 16

Com o objetivo de tornar a cidade um ambiente mais agradável, a Prefeitura de Lagoa do Tocantins está realizando a doação de mudas de árvores aos moradores, para paisagismo e de reflorestamento. A ação faz parte das atividades da Semana do Meio Ambiente que vão até a próxima sexta-feira, 16, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Fundo de Meio Ambiente do Município de Lagoa do Tocantins -TO.

A distribuição está acontecendo ao lado da Prefeitura, pela equipe de Meio Ambiente. O município dispõe de 1.600 mudas para doações, entre elas espécies silvestres, como oiti, ipê de várias colorações e flamboyant, além de mudas frutíferas, como açaí, buriti, goiaba e baru. Estão sendo entregues cerca de cinco mudas por moradores.

As plantas são responsáveis pela absorção do gás carbônico da atmosfera. Elas liberam oxigênio e têm um papel fundamental no ciclo da chuva, pois mantém a umidade, como explica o secretário responsável, Benilton Tavares. “Com menos árvores, há um desequilíbrio que favorece não apenas a seca, mas a propagação das queimadas e o aumento da temperatura geral na área urbana. Se cada um cultivar uma muda em casa ou nos espaços onde vive, teremos uma Lagoa, além de mais bonita, também mais saudável”, comentou.

O município também realizará ações de plantio na zona urbana e de reflorestamento no Balneário Brejo Grande.