2021/11/22

Saúde realiza ação de conscientização para a prevenção do câncer de próstata

*A Secretaria Municipal de Saúde abordou a prevenção ao câncer de próstata e a saúde masculina durante ação que contou com palestras, consultas médicas e atendimentos para realização de exames.

A Prefeitura de Lagoa do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo encontros de conscientização da campanha Novembro Azul, que aborda a prevenção do câncer de próstata e a saúde masculina.

As ações ocorreram nos dias 17 e 18, nas unidades básicas de Saúde Sabino Pereira Soares e Esperidião Rezende da Glória. Homens da faixa etária acima de 35 anos participaram de palestra realizada pela médica dr. Mayara, abordando a importância da realização do exame de prevenção.

Também foram realizadas consulta médicas, solicitação de exames PSA, que é exame de rastreamento para possível câncer de próstata, vacinação e sorteio de brindes. As atividades fazem parte do calendário de ações na área da Saúde em Lagoa do Tocantins, como explica o secretário de Saúde, Saulo Campos.
“Temos o intuito de levar a importância da prevenção aos homens, que no geral tem maior receio e resistência em buscar os cuidados médicos. Mas o câncer, quanto antes detectado, maior as chances de cura. Por isso Temos neste mês essas ações de conscientização”, comentou o secretário.

Os enfermeiros Feliciano e Andrian também fizeram atendimentos e avaliação, além de uma minipalestra de conscientização para os cuidados que o paciente deve ter.

O diretor de Atenção Básica, Marques Alves, ressaltou que as ações visam a conscientizar os homens a se cuidarem. “Agradeço a presença de todos, dando as boas-vindas. Essa é uma ação da Secretaria para a prevenção e conscientização contra o câncer, que é algo que está se desenvolvendo a cada dia mais, e por isso é necessário que cada um faça sua parte e se previna”, disse.

Ao longo deste mês a Secretaria irá realizar mais ações de prevenção com envolvimento da comunidade.