A Prefeitura de Lagoa do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira, 28 de janeiro a Acolhida dos Profissionais da Educação da rede municipal de ensino. A iniciativa teve como objetivo promover a integração das equipes, alinhar ações pedagógicas e administrativas e preparar os profissionais para o acolhimento dos alunos no ano letivo de 2026.
A acolhida ocorreu na Escola Municipal Delci Ribeiro Barros e contou com a presença do prefeito Leandro Soares; secretário municipal de Educação, João Andrade Vieira Neto; presidente da Câmara Municipal, Valdineis Pereira; vereadores; das diretoras escolares Liliane Vargas Soares e Sarah Ruth Ribeiro; além dos pastores Cícero Ferreira e Bruno Macedo.
Durante o encontro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentou aos servidores o Calendário Escolar 2026 do Sistema Municipal de Ensino e compartilhou informes importantes para a organização e o desenvolvimento das ações educacionais, destacando o empenho da equipe técnica na condução dos trabalhos.
A programação da acolhida proporcionou momentos de reflexão sobre o papel do educador no cotidiano escolar, fortalecendo o compromisso coletivo com uma educação humanizada e de qualidade. A proposta partiu do entendimento de que ações de integração e valorização dos profissionais impactam diretamente o desempenho das equipes e a qualidade do ensino ofertado à comunidade.
Durante o evento, o prefeito Leandro Soares deu às boas vindas à equipe educacional e ressaltou conquistas alcançadas na área educacional, destacou a parceria com a Câmara Municipal e expressou gratidão a toda a equipe da educação. “Na educação já alcançamos importantes resultados, frutos de intenso trabalho e dedicação. Meu objetivo é fazer mais. Sinto que Deus me concedeu essa oportunidade e, mesmo diante das dificuldades que enfrentamos, acredito que houve um progresso significativo”, declarou.
O prefeito também destacou a importância de ampliar a estrutura das unidades escolares, proporcionando melhores condições de trabalho aos profissionais e elevando a qualidade do ensino. “Em breve, teremos salas equipadas com brinquedos, pátios com acabamento em cerâmica e áreas adequadas. Além disso, adquirimos um novo ônibus e em breve receberemos uma caminhonete”, afirmou.
Já o secretário municipal de Educação, João Andrade Vieira Neto, destacou que toda a rede municipal está envolvida no processo de organização para o início do ano letivo. “Nossos técnicos e formadores estão aqui com todas as equipes, para que possamos receber nossas crianças com acolhimento e organização”, afirmou.
Enquadramento do PCCRDurante o evento, o prefeito anunciou o enquadramento de todos os profissionais da Educação no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do município, contemplando merendeiras, servidores de serviços gerais (SG), porteiros, vigias e motoristas.
O anúncio foi recebido com entusiasmo pelos profissionais, que comemoraram a valorização, o reconhecimento e a maior segurança funcionais garantidos às categorias essenciais para o dia a dia das unidades escolares. “Solicito ao nosso jurídico que legalize o enquadramento de todos os profissionais da Educação no quadro do PCCR do município, assegurando valorização humana e respeito a esses profissionais”, reforçou o prefeito.
A Acolhida dos Profissionais da Educação marca o início do ano letivo de 2026, destacando esforços da gestão, de profissionais e parceiros para garantir uma educação mais estruturada, organizada e de qualidade para a comunidade.
O nosso site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação, assim como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar em nosso site, você concorda com o nosso Termos de Uso e Política de Privacidade.