2021/04/30

LAGOA DO TO: Equipe da Saúde Municipal realiza mutirão de testes em pessoas com sintomas da Covid-19

O mutirão de testes da Covid-19 para fazer o rastreio de casos da doença, é realizado por três equipes que foram treinadas para a testagem na modalidade Swab. O Município teve aumento no número de casos nesta semana.

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa do Tocantins está tomando novas medidas para conter o novo coronavírus, como a intensificação dos testes a serem realizados no Município, já que permitem o diagnóstico precoce da doença e o seu tratamento.

Nesta sexta-feira, 30, a Saúde Municipal está realizando mutirão de testes para a detecção do vírus entre as pessoas quem estão com sintomas da doença.

Conforme explicou o coordenador de Atenção Básica, Marques Alves, “os testes são para o diagnóstico no período precoce, entre o primeiro ao oitavo dia de sintomas”, explicou.

Os testes realizados são na modalidade swab, devido ao aumento considerável no número de casos nos últimos dias. Para o mutirão três equipes foram treinadas para a realização dos testes, que estão sendo feitos nas residências.

Além do mutirão de testagem nas casas, a prefeitura também vem atuando em outras frentes, ofertando o exame visando a coleta de dados fundamentais no rastreamento do vírus e, consequentemente na tomada de decisões como a oferta de tratamento adequado e do aprimoramento do plano de flexibilização.

A Semus informa que, após sentir os sintomas, o paciente deve primeiro procurar a Unidade de Saúde da Família, onde receberá acolhimento e será atendido por um profissional de saúde (enfermeiro ou médico).