2022/12/08 SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE

LAGOA DO TO: Grupo de Gestantes participa de encontro promovido pela Saúde Municipal

LAGOA DO TO:
Grupo de Gestantes participa de encontro promovido pela Saúde Municipal

LAGOA DO TO:
Grupo de Gestantes participa de encontro promovido pela Saúde Municipal

* As grávidas tiveram mais um encontro com acompanhamento dos profissionais da saúde, além de receberem orientações e exercícios específicos para a fase gestacional

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa do Tocantins realizou na manhã desta quinta-feira, 17, um novo encontro direcionado às mulheres gestantes. O acompanhamento busca orientar as futuras mamães sobre temas importantes como os cuidados com a saúde dela própria e do bebê. Quinze mulheres grávidas participaram do encontro que contou com recomendações sobre saúde bucal.

As mamães passaram por antropometria, verificação da situação vacinal, aferição dos sinais vitais e uma roda de conversa com a dentista Myzia da Cruz Rocha, que orientou as mulheres sobre Gengivite na Gestação.

“As manifestações dessas patologias na gravidez vêm sendo associadas ao aumento do risco para o parto prematuro e baixo peso ao nascer. As gestantes acometidas com a doença periodontal têm sete vezes e meia mais chances de desenvolver parto prematuro e bebês de baixo peso. Desse modo, é importante salientar que a gravidez não manifesta inflamações na região oral, mas devido às alterações hormonais, pode ocasionar a intensificação dos problemas pré-existentes”, comentou Myzia.

O encontro contou ainda com orientações do fisioterapeuta Jenivaldo Barbosa, que falou sobre a importância da atividade física na gestação e benefícios. O profissional enfatizou que geralmente quem já pratica exercícios regularmente pode continuar com sua rotina normal, seja aeróbica, natação, corrida ou academia. No entanto, não é recomendado aumentar a intensidade do treino.

“Se faz musculação, por exemplo, nada de adicionar mais peso. Além disso, só faça o que te fizer bem: caso se sinta nauseada ou exausta, converse imediatamente com o médico para entender o que é adequado evitar. Já as sedentárias e iniciantes devem consultar o médico antes de praticar qualquer atividade física. Esse não é o momento para ficar em forma, perder peso ou começar a praticar boxe. O profissional da saúde poderá indicar uma rotina de exercícios leves e simples para se manter saudável durante toda a gravidez”, explicou.

Logo após a profissional de educação física Daniela Folha fez alongamentos com as gestantes. O encontro foi finalizado com um lanche servido a todas.