Lagoa do Tocantins realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2025-2028

Lagoa do Tocantins realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2025-2028



 Evento promoveu debate sobre direitos de crianças e adolescentes e reuniu gestores, representantes da comunidade e municípios vizinhos


Na manhã desta sexta-feira, 5, o município de Lagoa do Tocantins promoveu o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2025 a 2028, com o tema “Juntos pelos Direitos, Promoção e Futuro das Nossas Crianças e Adolescentes”. O encontro aconteceu às 8h, no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, reunindo gestores municipais, equipes técnicas, representantes da comunidade, instituições parceiras e convidados de municípios vizinhos.

O evento contou com a participação de diversas autoridades e representantes locais, entre eles: a Articuladora do Selo UNICEF, Irene Martins Rocha, o Mobilizador do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA, Vanderlan Santos Vieira juntamente com os membros do referido Núcleo, o presidente do CMDCA, José de Lima, a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, o secretário Municipal de Educação de Educação, João Andrade Vieira Neto, o representante do prefeito, Edísio Rodrigues Campos, a coordenadora do CRAS, Jordanna Karllay, que na oportunidade representava a Secretária Municipal de Assistência Social, a Equipe da Saúde, o Conselho Tutelar, a Assistente Social do CREAS, Zenóbia Ribeiro, o orador Prof. Augusto Carlos.

Entre os convidados estiveram ainda a equipe da Assistência Social e da Mulher de Santa Tereza, representada por Neyholam Costa (Secretário), Mariana Cândido (Secretária Adjunta) e Jordânia Coelho (representante dos Conselhos), além do palestrante Marcos Marcelo Wagner, que conduziu debates e reflexões sobre políticas públicas voltadas à infância e adolescência.

O fórum também foi marcado por uma apresentação cultural especial, com dança e participação do grupo de violão do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), protagonizada por adolescentes, que encantaram o público e enriqueceram ainda mais o evento.

O principal objetivo do encontro foi promover o debate sobre ações, desafios e estratégias para garantir os direitos de crianças e adolescentes, reforçando o compromisso do município de Lagoa do Tocantins com a agenda do Selo UNICEF. A iniciativa fortalece a construção de políticas públicas mais eficazes e integradas, voltadas ao desenvolvimento, proteção e inclusão de crianças e jovens.
A participação ativa da comunidade mostrou que, unidos, é possível avançar na promoção dos direitos e na construção de um futuro melhor para as novas gerações de Lagoa do Tocantins.