2023/05/04

LAGOA DO TO: Comunidade se reúne na 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

LAGOA DO TO:

LAGOA DO TO:

* O evento discutiu avaliação, propostas e sugestões para o público formado por crianças e adolescentes do município. Palestra, abordagem dos eixos e aprovação em plenária fizeram parte da conferência

Políticas Públicas voltadas às crianças e adolescentes foram debatidas nesta terça-feira, 2, durante a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lagoa do Tocantins. O evento foi realizado no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), com a participação do Poder Público Municipal, Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Polícia Militar, representantes de entidades e estudantes.

A Conferência foi iniciada com o credenciamento dos participantes e em seguida, a composição da mesa de autoridades. Estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Elenilsa Cirqueira; o vice-presidente do CMDCA Raimundo Nonato Corado; a presidente do Conselho Tutelar Sueni Ferreira; a assistente social do Creas, Lídia Fernandes Fial; o presidente da Comissão Especial Organizadora, José de Lima; diretora do Centro Educacional Joceli Alves dos Santos, Liliane Vargas Soares, que representou as demais diretoras das escolas do Município; o coordenador do Cras, Luís Henrique dos Santos; o representante das crianças, Marlus Campos; a representante dos adolescentes, Ana Lídia Jacobina; pastor Josivaldo Castro, representando as Entidades Religiosas; e o palestrante Marcos Marcelo.

A solenidade foi conduzida pela mestre de cerimônia Irene Martins, e contou com uma oração realizada pela moradora Anália Penha. O facilitador de oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CFV), Moises Lima, também fez uma apresentação cultural.

Conferência
A secretária municipal de Assistência Social, Elenilsa Cirqueira, abordou a importância de se discutir normativas voltadas ao público. “Essa conferência em nosso mundo atual é muito importante, pois a tecnologia está muito avançada e o mundo está muito evoluído, sabemos que a internet ensina muita coisa boa, mas também ruins. Então que todos possam prestar bem atenção para buscarmos resolver diversas questões para crianças e adolescentes”, disse.

O vice-presidente do CMDCA, Raimundo Nonato, declarou aberta a conferência e desejou um bom evento a todos. Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, houve um momento de explanação sobre o tema central do evento, ministrado pelo palestrante Marcos Marcelo.

A conferência ocorreu durante todo o dia com almoço no local. Durante a tarde houve a divisão dos grupos de trabalho que discutiram os eixos sugeridos e elencaram propostas, que foram aprovadas em plenária. Ao final, foram eleitos os delegados que irão participar da Conferência Estadual: Ady Neto Alves, José de Lima, José Profírio e Sueny Ferreira.