Notícia

2023/03/30

LAGOA DO TO: 4ª Conferência Municipal de Saúde reúne moradores, gestores e Conselho Municipal

LAGOA DO TO: 4ª Conferência Municipal de Saúde reúne moradores, gestores e Conselho Municipal

LAGOA DO TO:
4ª Conferência Municipal de Saúde reúne moradores, gestores e Conselho Municipal

* O momento promoveu a interação entre os entes responsáveis pela saúde municipal e os moradores, para avaliar o atendimento realizado e as melhorias que podem ser feitas

A Academia da Saúde, em Lagoa do Tocantins, foi o local escolhido para os debates acerca das melhorias da Saúde do Município, Estado, e País, durante a realização da 4ª Conferência Municipal de Saúde, nesta segunda-feira, 27. O evento teve a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

Os gestores da Saúde Municipal, juntamente com os integrantes do Conselho Municipal de Saúde, autoridades de diversos segmentos e comunidade em geral, compareceram para levantar ideias e apontar soluções para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Conferência ocorreu durante toda a manhã e teve a mesa honra composta pelo secretário municipal de Saúde, Saulo Campos, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Patrícia Napp, presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício, presidente da Câmara Municipal, Dourisval dos Santos, vereador Urbano Corado e padre José Ney.


Abertura
O secretário Saulo Campos falou da importância de a comunidade comparecer ao evento para pontuar melhorias. “Quero dar as boas-vindas a todos e agradecer a presença de cada um. É muito importante esse debate da conferência, é quando a gente traz as políticas do SUS visando melhorias nos atendimentos em saúde que fornecemos a toda a população”, disse Saulo.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Patrícia Napp, destacou os trabalhos do grupo em prol da saúde do município. “Nos reunimos anteriormente para debater o edital e a conferência, e agradeço o empenho de cada membro do Conselho, da gestão municipal e da saúde como um todo. Que tenhamos um bom evento”, disse ela.

Também fez uso da palavra o pároco da cidade, que ressaltou a importância da atuação de todos os entes nos eventos democráticos, como a conferência. O presidente da Câmara Municipal, Dourisval dos Santos, também desejou um bom evento a todos os presentes ao usar a palavra.

A abertura oficial ocorreu com a leitura do regimento interno, que foi aprovado, e em seguida, houve uma palestra com o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício, que fez um apanhado geral sobre o funcionamento do SUS.

Conferência
Logo após houve a divisão dos grupos de trabalho, que elencaram as propostas de acordo com os eixos sugeridos. As ideias foram debatidas em plenária e aprovadas para serem levadas à Conferência Estadual de Saúde.

Também foram eleitos os delegados que irão representar o município no evento estadual: trabalhador de saúde, delegada Maria Lúcia Alves Rodrigues e suplente Meire Alves Fernandes; usuários do SUS, delegados Patrícia Cornélio Napp e José Ney Rodrigues Glória, e, suplentes Paulo Dias da Glória e Magno Dias Souza; e representantes do Poder público, delegada Marta Maria Cabral Cruz, e suplente Conceição de Maria Batista de Carvalho.


Visualizações: 416