2023/06/09

Lagoa recebe equipes dos municípios de Santa Tereza e Ponte Alta em curso de brigadistas

* No total, 28 brigadistas dos três municípios passaram pela capacitação ofertada em Lagoa, pela Defesa Civil. As equipes irão combater incêndios no período de estiagem em suas respectivas cidades

As equipes de brigadistas de municípios da região passaram por três dias de treinamento nesta semana em Lagoa do Tocantins. Além dos brigadistas da cidade anfitriã também participaram os integrantes das brigadas de Santa Tereza do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins. O curso teve início na segunda-feira, 5, e foi encerrado nesta quarta-feira, 7.

Na abertura, os 28 integrantes que vão atuar no combate a incêndios no período de estiagem foram recepcionados pelo secretário m…

[15:06, 07/06/2023] Nayla Oliveira: LAGOA:

Educação Municipal se reúne para preparação da aplicação da Prova Saeb

* Os professores das turmas do 5º ano da Escola Municipal Delci Ribeiro Barros receberam as devidas orientações da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, para a preparação dos alunos. A prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será realizada em outubro

Buscando elevar os índices educacionais da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Lagoa do Tocantins realizou uma reunião em preparação para a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A reunião ocorreu nesta terça-feira, 6, na Escola Municipal Delci Ribeiro Barros.

Na ocasião, os docentes das turmas do 5º ano receberam o material que será utilizado para a preparação dos alunos. Durante a preparação, os professores das respectivas turmas receberam apoio pedagógico sistematizado com suporte pedagógico e simulados para avaliar o desempenho dos alunos. A avaliação será aplicada entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro.

A reunião foi conduzida pelo inspetor escolar da Rede de Ensino, Augusto Carlos, e também contou com a presença do secretário municipal de Educação, João Neto Andrade. O gestor educacional pontuou que tendo em vista a urgente necessidade de se desenvolver ações voltadas ao aprimoramento do ensino e aprendizagem dos alunos, a Secretaria confeccionou o material pedagógico específico, voltado aos alunos do 5º ano, com objetivo de preparar melhor os respectivos estudantes.

“Propomos aos docentes a adoção de uma iniciativa que assemelha ao sistema meritocrático, uma vez que, de acordo com o desempenho da avaliação, pretendemos recompensá-los pelo esforço extra, observando sobretudo, a proatividade de cada profissional. Vale ressaltar que neste momento estamos desenvolvendo este trabalho inovador, apenas com os estudantes do 5° ano, mas a partir do ano que vem, almejamos trabalhar de igual modo em todas as séries”, explicou o secretário.

A diretora da Escola, Zelma Rodrigues, destacou que o objetivo é frisar o apoio da Escola aos alunos que vão fazer a avaliação. “Nós buscamos novas metodologias para melhorar o aprendizado dos alunos que tem dificuldades. Vamos também apresentar o material aos alunos e aos pais e pedindo o acompanhamento dos alunos que vão fazer a prova”, disse.

A coordenadora pedagógica Sarah Ruth apresentou aos professores o cronograma a ser cumprido. “Foi uma reunião importante para a nossa escola e que com certeza vai trazer resultados positivos na avaliação”, completou.