2022/03/29

Projeto Feira Segura movimenta economia e fortalece a agricultura familiar em Lagoa do TO

* O projeto Feira Segura teve início neste domingo, 27, em Lagoa do Tocantins, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Sistema Faet/Senar. A feira reuniu moradores, feirantes e autoridades em um momento de descontração de forma adequada e segura para os consumidores e vendedores

O consumo de alimentos produzidos no campo, como frutas, verduras, hortaliças, carnes, grãos e cereais, se tornou mais seguro em Lagoa do Tocantins com a implantação do Projeto Feira Segura, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A primeira edição da atividade ocorreu neste domingo, 27, na feira do produtor. O local recebeu toda a estrutura adequada para as vendas dos produtos agrícolas, de acordo com os protocolos sanitários de higiene. Os cerca de 30 feirantes participantes receberam anteriormente instruções quanto à manipulação correta dos alimentos, além do uso de avental, luvas, toucas, itens que também foram disponibilizados pelo Faet/Senar.

As famílias e visitantes de Lagoa levantaram cedo no domingo para prestigiar e adquirir os itens como hortaliças, frutas, carnes, e alimentos vendidos para o consumo no local. O prefeito Leandro Soares fez questão de visitar cada banca, e falou da alegria em ver que a agricultura está sendo valorizada. “Quero dizer aos feirantes que vamos continuar buscando dando esse mesmo suporte, para dar continuidade à feira, vamos fazer uma estrutura, para não deixar a desejar esse belíssimo trabalho feito pelo Senar que está beneficiando o nosso município”, destacou.
O secretário municipal de Agricultura, Ilton Bota, também reforçou a parceria das entidades para o bem da população. “Agradeço ao prefeito Leandro e ao Senar que está dando esse suporte, também a todos os feirantes, as famílias presentes que prestigiaram. Tivemos muitos elogios, os feirantes ficaram entusiasmados, as mães de família alegres e otimistas com o rendimento, que melhorou”, afirmou

O representante da Faet, Cássio Ferreira Lima, agradeceu o empenho do senador Eduardo Gomes, que disponibilizou a emenda para que os municípios recebam a feira segura, bem como dos demais envolvidos. “Em nome da Faet/Senar quero deixar meus agradecimentos ao prefeito, ao secretário, a todos os feirantes, ao senador Eduardo Gomes e ao presidente da Faet, Paulo Carneiro, que foram os responsáveis por essa mobilização que está beneficiando as famílias de Lagoa”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, Lucas Campos, também prestigiou o evento e parabenizou pela iniciativa da Prefeitura e entidades.

A feira teve ainda a animação do sanfoneiro Ariozin do Acordeom, que fez o evento ainda mais aconchegante e acolhedor para quem prestigiou. O projeto contará com mais três edições que ocorrerão nos próximos domingos.

Feira Segura
O projeto Feira Segura objetiva apoiar especialmente os pequenos produtores na organização e realização de um novo formato de feiras para comercialização de produtos alimentícios nos sistemas Convencional e Drive Thru, garantindo à população o abastecimento de alimentos e segurança na prevenção do Coronavírus.

Com a finalidade de atender às recomendações da OMS - Organização Mundial de Saúde, o Sistema CNA/Faet/Senar disponibiliza toda estrutura física necessária para realização da feira em cada município, como tendas, climatizadores, disciplinadores para fechamentos, barracas padronizadas, cadeiras, unifilas para garantir o distanciamento, pia para higienização das mãos e o material de identidade visual que garante a divulgação de orientações das autoridades de saúde.