2022/03/23

LAGOA DO TO: Agricultores participam de capacitação para Feira Segura que será iniciada neste domingo, 27

LAGOA DO TO:  Agricultores participam de capacitação para Feira Segura que será iniciada neste domingo, 27

*O Projeto Feira Segura é desenvolvido pelo Sistema Faet/Senar, por meio de emenda viabilizada pelo senador Eduardo Gomes à entidade, e atende a mais de 40 municípios do Estado. Em Lagoa do TO, os produtores rurais participaram de uma oficina sobre comercialização dos produtos nesta quarta-feira, 23. A iniciativa contará com quatro edições, com início neste domingo, 27

Os moradores de Lagoa do Tocantins terão maior segurança ao adquirir os produtos agrícolas produzidos no município a partir deste domingo, 27, em que será realizada a primeira edição da Feira Segura, pela Prefeitura em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio emenda viabilizada à entidade pelo senador Eduardo Gomes.

A manipulação e comercialização correta de alimentos como frutas, verduras, hortaliças, carnes suínas, de frango e peixe, além de outros itens agrícolas, foi tema de uma capacitação realizada nesta quarta-feira, 23, na Prefeitura, com a participação dos produtores locais.

O prefeito Leandro Soares agradeceu a parceria das entidades e enfatizou que essa é uma oportunidade única para os produtores do município. “É um incentivo para o nosso povo, para tirar o sustento por meio da zona rural, da agricultura familiar. Com a pandemia nossa feira ficou deserta, muitas pessoas se aproveitaram para fazer vandalismo no local e essa parceria com o Senar vem para somar. Agora poderemos ver de novo as pessoas frequentando com segurança”, disse o prefeito.

Cerca de 30 feirantes participam do projeto, que além de adequar de forma correta a comercialização dos produtos, também fortalecerá a feira que já acontece semanalmente e mobilizará a população para participar, como explica o secretário municipal de Agricultura, Ilton Bota. “A primeira edição será neste domingo, seguindo nos próximos três finais de semana, e isso vai ser muito bom para nossa comunidade, vai girar a economia, levar o alimento para a mesa do lagoense e a renda aos produtores rurais que tiram o sustento dos frutos da terra”, disse.

A instrutora da oficina é a engenheira de alimentos Daphynni Moreira, da Faet/Senar, e destacou que o projeto tem como objetivo promover a comercialização segura para os feirantes e consumidores, seguindo todos os protocolos e respeitando novas regras de segurança principalmente do Covid, instruindo também sobre as boas práticas de manipulação. “Nós instruímos as boas práticas, como armazenar, condicionar e transportar de forma correta os alimentos. O Senar também oferta a estrutura da feira, como barracas, equipamentos de higiene como aventais, toucas, embalagens plásticas, etiquetas. Essa reunião foi uma oficina explicando todas as orientações que devem ser tomadas, como os protocolos de manipulação dos alimentos”, disse.
A primeira edição da feira será neste domingo, 27, pela manhã, e contará com a equipe do Faet/Senar, além do apoio e organização da Prefeitura de Lagoa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Feira Segura
O Projeto Feira Segura objetiva apoiar especialmente os pequenos produtores na organização e realização de um novo formato de feiras para comercialização de produtos alimentícios nos sistemas Convencional e Drive Thru, garantindo à população o abastecimento de alimentos e segurança na prevenção do Coronavírus.

Afim de atender às recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), o Sistema CNA/Faet/Senar disponibiliza toda estrutura física necessária para realização da feira em cada município, como tendas, climatizadores, disciplinadores para fechamentos, barracas padronizadas, cadeiras, unifilas para garantir o distanciamento, pia para higienização das mãos e o material de identidade visual que garante a divulgação de orientações das autoridades de saúde.

Também é entregue para cada feirante um kit composto com camiseta, avental, touca, luvas, álcool em gel e máscara de proteção para utilização durante a feira, além do fornecimento de materiais como sacos, bandejas, plástico filme para armazenamento e exposição dos produtos.