2023/11/17

Saúde de Lagoa realiza ação do Novembro Azul com atendimentos do médico urologista

Detectar possíveis casos de câncer de próstata é um dos principais objetivos da ação, já que quanto mais cedo for o diagnóstico, maior as chances de cura do paciente

Os homens moradores de Lagoa do Tocantins estão tendo a oportunidade de se informar e ter atendimentos referentes à campanha Novembro Azul nesta sexta-feira, 17. A ação da Secretaria Municipal de Saúde foi além da prevenção e proporcionou consultas e exames com médico urologista, uma maneira prática de prevenir e detectar câncer de próstata.

Os atendimentos estão sendo realizados na Unidade Básica de Saúde Esperidião Rezende da Glória. No total, são 45 consultas realizadas com o médico urologista Haroldo de Souza. Além da realização do exame do toque, o profissional também solicita o exame laboratorial PSA, que será ofertado aos moradores no próprio município pela Saúde Municipal.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Saulo Campos, a iniciativa busca atender uma necessidade da população. “Aqui em Lagoa temos uma quantidade significativa de homens que se enquadram para fazer o exame, além de situações que infelizmente ocorreram com o câncer de próstata. Enquanto Secretaria é fundamental exercermos esse papel, que além de proporcionar a conscientização, oferta também o exame. Selecionamos as situações de pessoas que têm alguns dos sintomas e que tiveram uma certa prioridade para ter os atendimentos, mas estamos com uma lista de espera e vamos ver a possibilidade de ampliar”, explicou.
O dia de atendimentos ocorre também com um lanche servido aos pacientes na UBS.