Caminhada Setembro Amarelo conscientiza população sobre prevenção ao suicídio
Caminhada Setembro Amarelo conscientiza população sobre prevenção ao suicídio
# A Prefeitura de Lagoa do Tocantins, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, levou o tema “Falar é a Melhor Solução” aos moradores da Cidade, por meio de uma caminhada com servidores.
Como forma de levar a temática do Setembro Amarelo de maneira clara e contundente à Comunidade, a Prefeitura de Lagoa do Tocantins realizou um momento especial nesta sexta-feira, 10, no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: uma caminhada abordando a prevenção ao suicídio e aos transtornos mentais, que ocorreu com a parceria das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde.
A caminhada aconteceu com a presença dos servidores das secretarias, bem como do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Conselho Tutelar, Programa Criança Feliz, e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além do apoio da Polícia Militar.
Uniformizados com camisetas sobre o tema, os servidores saíram do Cras, passando pelas principais ruas da Cidade, com paradas em pontos estratégicos para alertar a população. Também foram entregues chocolates e panfletos com informações sobre o Setembro Amarelo.
A secretária municipal de Assistência Social, Elenilsa Cirqueira, participou do evento e também falou sobre o assunto. “Nossa intenção é levar a prevenção às pessoas. Muitos moradores sofrem de depressão e tem vergonha de falar, e isso não pode acontecer. Todos que precisarem de ajuda devem procurar, e nossa equipe está à disposição para ouvir e ajudar”, comentou.
Além dos membros do Conselho Tutelar, a equipe da Saúde também levou o recado à comunidade. O secretário Municipal de Saúde, Saulo Campos, destaca a missão da família na detecção e prevenção ao suicídio. “A família, com seu papel de Igreja doméstica, deve criar um ambiente onde os jovens possam falar sobre seus sentimentos, sem serem julgados e poderem ser acolhidos nas suas emoções. Todos nós estamos sujeitos a passar por isso, mas cabe a nós, do Poder Público e sociedade em geral, proporcionar um ambiente e espaços para que as pessoas busquem ajuda”, disse.
Para a caminhada foram usados diversos recursos para abordar o tema, como faixas e carro de som, que chamaram a atenção dos moradores. A parada final foi no Cras, quando foram realizados os agradecimentos aos servidores e equipes participantes. A campanha prosseguirá durante todo o mês por meio das redes sociais.