Notícia

2022/10/11

LAGOA DO TO: Campanha do Setembro Amarelo é encerrada com caminhada e roda de conversa

LAGOA DO TO:
Campanha do Setembro Amarelo é encerrada com caminhada e roda de conversa

LAGOA DO TO:
Campanha do Setembro Amarelo é encerrada com caminhada e roda de conversa

* Os servidores da Saúde Municipal fizeram um alerta à sociedade lagoense e tiveram momentos para refletir sobre a necessidade de conviver em grupo, pedir ajuda e buscar solucionar conflitos internos

O mês de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, foi encerrado em Lagoa do Tocantins com uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira, 29. Os servidores da pasta realizaram uma caminhada pelas ruas da cidade, alertando os moradores sobre a necessidade de prevenir o suicídio e buscar ajuda, em casos de problemas emocionais.

Com carro de som os colaboradores saíram da Unidade Básica de Saúde Esperidião Rezende da Glória e repassaram aos moradores os principais sintomas atribuídos ao suicídio e depressão. A ação foi realizada em parceria com a Vital Clínica, de Palmas.

Em seguida, os servidores participaram de uma roda de conversa no Balneário Brejo Grande sobre o tema. Também foi promovida uma gincana interativa e dinâmicas, como forma de destacar junto aos servidores a importância de contar com a convivência de familiares e amigos, além de promover a interação entre os integrantes da equipe.

A psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Jessika Calai, frisou que a atividade teve como objetivo a promoção da saúde mental junto aos trabalhadores da Atenção Básica do SUS. " Fizemos um momento pensado com muito carinho para cuidar de quem cuida, com roda de conversa, gincanas e um delicioso almoço para todos os colaboradores da Saúde", afirmou.

De acordo com a psicóloga da Clínica Vital, Helena Lúcia, o cuidado a quem cuida nunca foi tão necessário, considerando os impactos da pandemia. As profissionais fizeram uma psicoeducação de forma dinâmica apresentando o modelo biopsicossocial e espiritual do ser humano, segundo a definição de saúde para Organização Mundial de Saúde.

Foram apontados os aspectos que contribuem para o adoecimento psíquico, mostrando os fatores de risco como transgeracionalidade, estresse, ansiedade, abusos, violação dos direitos e fome, dentre outros. “Focamos na busca por equilíbrio através dos fatores de proteção com o autoconhecimento (psicoterapia), manejo do estresse e da ansiedade, prática de atividades físicas, melhora das relações interpessoais e desenvolvimento de habilidades sociais para prevenir o adoecimento mental e o suicídio”, comentou Helena Lúcia, da Clínica Vital.


Visualizações: 565