Saúde Municipal de Lagoa do Tocantins promove caminhada em alusão ao Setembro Amarelo

Saúde Municipal de Lagoa do Tocantins promove caminhada em alusão ao Setembro Amarelo

Olho – Com o apoio de diversas pastas e escolas, caminhada percorreu ruas e avenidas incentivando a população a cuidar da saúde mental

Em uma ação conjunta para reforçar a importância da valorização da vida, a Prefeitura de Lagoa do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma caminhada especial em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. A mobilização ocorrida nesta quarta-feira, 10, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária e primeira-dama, Elenilsa Cirqueira, além da participação ativa de estudantes e profissionais da Escola Municipal Delci Ribeiro Barros, do Colégio Estadual Salmon do Amaral Brito e do serviço de convivência.

A caminhada percorreu as principais ruas da cidade, promovendo conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental e da busca por ajuda quando necessário. O evento também ressaltou o papel da comunidade escolar na prevenção e apoio aos jovens, mostrando que o diálogo e a solidariedade são fundamentais para salvar vidas.

Para o secretário municipal de Saúde, Saulo Campos, a ação é essencial para reforçar o compromisso da gestão pública com o bem-estar da população. Ele ressaltou a importância de iniciativas como essa para desmistificar o tema e incentivar o apoio mútuo.

“O Setembro Amarelo é um momento de reflexão e conscientização que nos lembra da importância de cuidar não só da saúde física, mas também da saúde mental. Em Lagoa do Tocantins, entendemos que prevenir o suicídio é uma responsabilidade coletiva, que envolve famílias, escolas, profissionais de saúde e toda a comunidade. A caminhada realizada hoje reforça o nosso compromisso em abrir espaços de diálogo, escuta e apoio para aqueles que enfrentam dificuldades emocionais. Estamos juntos, unidos pela vida e pela esperança”, frisou.

No percurso foram usados faixas e carro de som para a conscientização da população, além de um lanche servido aos participantes.