2023/04/28

LAGOA DO TO: Pacientes com hipertensão e diabetes participam de ação do Grupo Hiperdia

LAGOA DO TO:
Pacientes com hipertensão e diabetes participam de ação do Grupo Hiperdia

LAGOA DO TO:
Pacientes com hipertensão e diabetes participam de ação do Grupo Hiperdia

* Os integrantes tiveram acesso à consulta médica para acompanhamento das patologias, além de orientações para atividades físicas, controle alimentar e ingestão correta de medicamentos de uso contínuo

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa do Tocantins teve nesta quarta-feira, 26, mais um encontro do Grupo Hiperdia, que é composto por pacientes com diabetes e hipertensão. Logo pela manhã os integrantes foram recepcionados na Unidade Básica de Saúde Esperidião Rezende da Glória pela equipe de saúde, que iniciou o processo de orientações e procedimentos a serem realizados.

A ação ocorre bimestralmente, sendo que a cada seis meses os pacientes contam com a aferição da hemoglobina glicada, que é o exame que acompanha os níveis glicêmicos para os diabéticos, assim como a aferição de pressão arterial dos hipertensos e antropometria de todos os participantes.

Além das consultas médicas e de enfermagem, os pacientes participaram de uma palestra com o enfermeiro Feliciano Sousa, que abordou a importância da mudança no estilo de vida de quem possui as patologias. “A atividade física, os hábitos alimentares e a questão medicamentosa, são muito importantes para a saúde de todos, mas especialmente dos que possuem essas doenças. Alguns pacientes, muitas vezes idosos, fazem o uso de forma irregular e isso altera os fatores”, disse.

A nutricionista Jovina Mirelle também enfocou a importância de evitar massas, gordura e o sódio. A educadora física Taiza Sousa destacou a relevância da atividade física e orientou alongamentos e exercícios. Também acompanharam o evento as técnicas de vacina, que realizaram atualização vacinal dos pacientes, principalmente contra a Influenza que também terá o Dia D no dia 29 de abril.