2023/10/30

Lagoa do Tocantins recebe Carreta do Hospital de Amor e realiza mais de 200 atendimentos

Na última semana, o município de Lagoa do Tocantins teve o privilégio de receber a Carreta do Hospital do Amor, que realizou exames preventivos contra o câncer de colo do útero e de mama, e outros preventivos. A ação foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa e Mateiros (Semus), em parceria com o Hospital de Amor e Secretária Estadual da Mulher, entre os dias 23 e 27 de outubro, com atendimentos ofertados gratuitamente às mulheres de 40 a 69 anos de idade para os exames de mamografia, e de 26 a 64 anos para exames de Papanicolau (preventivo).

Ao realizar esses exames, cerca de 200 mulheres tiveram a oportunidade de garantir saúde e bem-estar, adotando medidas preventivas e, se necessário, recebendo tratamento adequado. A iniciativa dessas ações visa levar atendimento de qualidade para todas terem acesso à saúde especializada, com equipamentos modernos e uma equipe qualificada.

De acordo com o secretário de Saúde de Lagoa, Saulo Campos, embora a ação da unidade móvel tenha sido encerrada no Município, já ficou agendado atendimento para 45 mulheres no Hospital do Amor em Palmas. “Essa ação é de extrema importância para a prevenção e cuidado com a saúde da mulher. Avaliamos a ação de uma forma muito positiva, superando todas as nossas expectativas. Muitas mulheres buscaram fazer os exames, isso é muito importante, pois a adesão às ações preventivas é muito importante para a identificação precoce de doenças”, disse Saulo, que ainda agradeceu as parcerias que possibilitaram levar os atendimentos especializados e gratuitos às mulheres de Lagoa e Mateiros.

O prefeito Leandro Soares esteve no local e agradeceu a parceria com o Hospital de Amor e a Secretaria da Mulher, e, enfatizou a importância dos exames preventivos.

“Cuidar da nossa comunidade sempre foi e será a prioridade da nossa gestão. Parcerias como essa são importantes e por isso, agradecemos a presença destes profissionais. Temos trabalhado exatamente para oferecer uma saúde de qualidade para a população, com prevenção e autocuidado”, disse o prefeito.