2023/11/28

LAGOA: Novos conselheiros tutelares eleitos participam de capacitação

Nos dias 22, 23 e 24 deste mês, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Lagoa do Tocantins, com o apoio da Prefeitura, promoveu uma capacitação para os novos conselheiros tutelares do município, que foram eleitos em outubro deste ano. A capacitação aconteceu na Prefeitura tendo como palestrante o técnico Marcos Marcelo, que falou sobre a legislação vigente na área da proteção às crianças e adolescentes e sobre a atuação dos futuros conselheiros.

Além dos conselheiros eleitos Letícia Martins, Diana Alves, Mariza SilvaIvanilde Matos, Daiane dos Santos, também participou a primeira suplente, Sara Pereira. O presidente do CMDCA, José Profírio, disse que há uma grande expectativa para os trabalhos dos novos integrantes do órgão, já que três membros foram eleitos pela primeira vez.

“O objetivo da ação foi orientar e qualificar o trabalho dos novos conselheiros tutelares do município, que são os guardiões dos direitos das nossas crianças e adolescentes, aprimorando o atendimento oferecido à população”, comentou a presidente.

Também participaram da capacitação o vice-presidente do CMDCA, Raimundo Nonato Corado, e os membros Delvani Ribeiro, José de Lima, e a assistente social Francisca das Chagas.

Conselho Tutelar

Os conselheiros tutelares são pessoas da comunidade incumbidas de zelar pela proteção e garantia de direitos, atuando nas mais diversas formas de violações de direitos e abusos contra crianças e adolescentes do município, ou seja, cabe a eles dar o encaminhamento necessário para a proteção desses indivíduos, a fim de colocá-los a salvo de situações de risco pessoal ou social.