2021/06/02

Município de Lagoa zera casos de pessoas contaminadas com o coronavírus

* O Boletim publicado nesta terça-feira, 1º, trouxe um número mais que esperado pela população de Lagoa do TO: 00 pessoas em tratamento contra a Covid. A Secretaria Municipal de Saúde e o prefeito Leandro Soares comemoram o índice que é resultado do trabalho intenso contra o vírus.

A população de Lagoa do Tocantins teve um alívio nesta terça-feira, 1º, após a publicação do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. O refrigério veio com o número de pessoas contaminadas em tratamento contra o coronavírus. O Município zerou o número de casos, após meses de combate e alta constante.
A Secretaria Municipal de Saúde comemora a vitória sobre o vírus, mas reitera que é necessário a colaboração da população para que os índices continuem baixos. Recentemente a Prefeitura publicou decreto flexibilizando as normas, já que a curva de contaminação diminuiu no Município.
O prefeito Leandro Soares atribui a diminuição ao trabalho árduo da equipe de Saúde. “Foram dias muito difíceis para nós, em que muitas pessoas da nossa Cidade foram contaminadas, e mesmo com a pressão da população, nós decidimos priorizar a saúde e tentar de todas as formas frear as contaminações, um trabalho que valeu à pena e hoje vemos os resultados. Parabenizo a todos que colaboraram, em especial à nossa equipe de saúde”, comemora o gestor.
Para o combate à pandemia o Município realizou diversas ações por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com decretos com diversas proibições e imposição do distanciamento social, e ações como a reativação do Centro de enfrentamento à Covid na Unidade Básica de Saúde da Zona Rural, e a mudança do método de testagem.
Antes eram utilizados testes rápidos, que tinham bastante imprecisão nos resultados, sendo adotados os exames Swab, que tem 95% de precisão, como explica o secretário Municipal de Saúde, Saulo Campos. “Pela primeira vez desde que assumi a gestão da saúde em março conseguimos zerar os casos, e considero isso uma das principais metas que estabelecemos, que foi combater incansavelmente o coronavírus, com os decretos, investimentos e o trabalho árduo de toda a equipe, junto com a colaboração da população”, enfatiza o secretário.
Atualmente o Boletim conta ainda com 10 pessoas sendo monitoradas que aguardam resultados de exames, com expectativa de resultados negativos.